sábado, 5 de abril de 2008

Ambientação do meu quarto

Nem só de grandes espaços vive o design ambinetal. Exemplo disso é a instalação permanente que eu criei para o meu próprio quarto.
Sou um fã incondicional de Cavaleiros do zodíaco, desde 1994, e desde 2004 coleciono os bonecos dos cavaleiros da Linha Cloth Myth. Essa é a linha top de bonecos dos cavaleiros com impressionante fidelidade e realismo com o desenho. Importo os bonecos de Hong Kong todos os meses e já tenho 41 exemplares.

Para não deixar a minha coleção exposta de qualquer jeito, resolvi desenvolver um expositor que se integrasse com o restante do quarto. Como o tema do desenho é a grécia antiga, e aproveitando uma viagem que fiz à Grecia ano passado, onde adiquiri várias estátuas, criei um templo grego antigo para os meus bonecos. Este templo ocupa uma faixa de 1 metro de uma parede a outra do quarto.

Depois dos rafes e dos estudos viabilidade, fiz uma maquete em escala reduzida, onde consegui vizualizar toda a estrutura e testar alguns efeitos do iluminação:


A estrutura foi montada sobre uma bancada de ardósia para sustentar o peso. Usei tijolo queimado e cimento para construir o tempo. Um material barato e que me daria o clima de ruína que desejava. Deixei um espaço entre a parede e os tijolos para colocar uma iluminação em sanca. Para isso foi necessário que os tijolos que não estavam apoiados na bancada fossem suspensos com barras de ferro chumbadas na parede.
Após a estrutura de tijolos pronta, eles foram pintados com tinta latex, e aplicado um efeito de marmorarização com tinta diluída e e esponja. As colunas utilizadas foram feitas de gesso a partir de uma original que trouxe da grécia. Foi feito um molde de silicone da original de onde reproduzi as peças de gesso.

Toda a estrutura possui uma iluminação em sanca na parte inferior posterior, feita com lâmpadas tubulares fluorescentes. A grande vantagem deste tipo de lâmpada é a economia e o não aquecimento do ambiente. No entanto, a luz é muito branca e não realça tanto a cor original dos bonecos. Coloquei também três spots de iluminação embutido nos tijolos para dar destaque a uma estátua e mais dois relevos, também adquiridos na grécia. Os spots são de lâmpada dicróica com filtro, que possuem a luz mais próxima da luz solar, e portanto, realçam bastante as cores originais dos bonecos. A grande desvantagem é o preço e calor gerado. Os bonecos não podem ficar perto dos spots. Já me ocorreu de um boneco cair sobre uma lâmpada e derreter uma parte de seu cabelo.

Depois de tudo pronto foi só colocar os bonecos em seu tempo e apreciar a obra. A iluminação toda recortada pelas ruínas deu um clima muito aconchegante a todo o quarto. Ainda pretendo construir uma vitrine de vidro e colocar uma iluminação de frente para que os bonecos fiquem mais visíveis.
O gasto total foi de aproximadamente R$ 700,00, englobando material, mão de obra de pedreiro e as peças que eu adquiri na grécia.

Iluminãção fluorescente:

Iluminação Dicróica:


Estátua de Athena:


Visão Geral:


Nicho dos cavaleiros de ouro:





Tenho mais fotos no meu perfil do orkut:
http://www.orkut.com/Album.aspx?uid=3433451242850918374&aid=1201806607

Um comentário:

D. disse...

Meu, Deus! fiou muito bom. Haja trabalho, Marcelo.

O blog de vocês está muito bom, pessoal. A reportagem do evento no Pio XII demonstra propriedade do assunto.